Bye medo!

17-09-2024

Na Bye Nits não há nada que nos assuste, muito menos os piolhos! 

Para combater o medo, vamos falar dos 5 principais mitos sobre piolhos.


- Os piolhos voam e saltam;

Os piolhos só se movem rastejando. A transmissão ocorre por contato direto entre cabeças ou pela partilha de objetos pessoais, como pentes, chapéus ou almofadas.
- Os piolhos mordem;

Está muitas das vezes associado à comichão decorrente dos piolhos, algumas feridas no couro cabeludo. No entanto estas pequenas feridas não são causadas pela mordida do piolho mas sim pela reação alérgica à saliva do piolho, resultando em prurido. Nem todas as pessoas fazem alergia, portanto nem todas as pessoas tem comichão como sintoma.
- Os piolhos aparecem nos cabelos mais longos;

Os piolhos podem viver em cabelos de qualquer comprimento, curtos ou compridos. Estes parasitas precisam de um ambiente quente e próximo ao couro cabeludo para se alimentarem, portanto o comprimento do cabelo é indiferente ao ciclo de vida do piolho.
- Só as crianças é que apanham piolhos;

Embora a infestação de piolhos seja mais comum em crianças, especialmente em ambientes como escolas e creches, qualquer pessoa pode contrair piolhos, independentemente da idade. As crianças estão naturalmente mais expostas devido ao contato próximo com outras crianças, mas os adultos também podem ser infestados, principalmente as mães.
- Os piolhos estão relacionados com falta de higiene;

Este é um dos mitos mais difundidos. Os piolhos alimentam-se de sangue humano, não de sujidade, e podem infestar tanto cabelos limpos como sujos. A transmissibilidade ocorre por contato direto de cabeças, independentemente do nível de higiene pessoal.


Desmistificar estes mitos é fundamental para entender a natureza dos piolhos e lidar de forma eficaz com a infestação. A informação correta e científica ajuda a reduzir o estigma associado à pediculose.


Quando está informado, está pronto e confiante para dizer adeus ao medo!